Seaster entrega certificados de qualificação profissional para jovens de Belém

26.12.2019

“Essa oportunidade me trouxe novos sonhos e perspectivas, além de mais capacitação e segurança para estar no mercado de trabalho”, diz o jovem Everton Smith, de 20 anos, morador do bairro do Telégrafo.  Ele é um dos 150 jovens que foram certificados pela Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) nesta segunda-feira, 23, no auditório da Fundação Getúlio Vargas/Ideal, em Belém.  A iniciativa faz parte do Projeto Estadual de Qualificação Social e Profissional do Estado do Pará (PQSP) e do Projeto Escrevendo e Reescrevendo Nossa História (PERNOH), que em parceria com o Ministério Público do Trabalho, está certificando jovens da Região Metropolitana de Belém.

Everton concluiu o curso de Vendedor de Comércio Varejista e durante as aulas foi contratado por uma grande rede de Laboratório da região Norte. Desse maneira, há um pouco menos de um mês no novo emprego, o jovem garante que o curso foi fundamental para essa conquista. “Esse curso foi muito importante para a minha carreira profissional, eu adquiri muitos conhecimentos que estou utilizando na minha vida profissional. O curso me qualificou e me instruiu para que conseguisse essa vaga”, explica.

Além do curso de Vendedor de Comércio Varejista, o projeto também oferece os cursos de Assistente Administrativo, Auxiliar Administrativo, Culinária Básica, Gestão de Pequenos Negócios, Panificação e Confeitaria, Pintor de Obras e Produtor de Eventos, entre outros.

Assim, o projeto tem o objetivo de inserir e reinserir pessoas em situação de vulnerabilidade social, oferecendo cursos profissionalizantes e oportunidades para o ingresso no mercado de trabalho.  “Nós somos os incentivadores, mas os protagonistas desse projeto são os jovens que estão aqui buscando conhecimento para melhorarem a sua qualidade de vida. Esse é um momento de felicidade, estamos aqui para incentivar para que esses jovens conquistem o seus espaços”, enfatiza o secretário adjunto de Trabalho, Emprego e Renda, Miriquinho Batista.

Dessa forma, a parceria entre a Seaster e o Ministério Público do Trabalho está formando 730 jovens apenas em 2019. O titular da Seaster, Inocencio Gasparim, explica que a expectativa para 2020 é aumentar em até cinco vezes o número de jovens certificados.

“Nós enquanto Estado, estamos com o sentimento de dever cumprido, que é estar presente na vida dos que mais precisam.  Com essa parceria com o Ministério Público do trabalho, sentimos orgulho de presenciar tantos jovens se qualificando, e com isso ficando cada vez mais perto do emprego fixo, da renda e da carteira assinada, que é tão necessária para a vida das pessoas. A nossa meta é aumentar cada vez mais a quantidade de jovens qualificados para o mercado de trabalho. Em 2020, conversaremos com as 80 maiores empresas do Estado para garantir vagas de emprego para a juventude paraense em situação de vulnerabilidade”, pontua.

Para o Procurador do Ministério Público do Trabalho, Sandoval Silva, o Estado é um grande agente de promoção de justiça. “Ao Estado e às autoridades, nós podemos promover justiça, todos nós somos promotores de justiça. Às empresas também podem ser um agente de mudança e de justiça social, assim como as organizações não governamentais e os beneficiários, que não somente fazem justiça, mas sentem e vivem a justiça”, disse.

Também participaram da cerimônia de entrega de certificados: a vice-presidente da Associação Brasileira de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (ABRADESA), Larissa Moraes; o coordenador administrativo e financeiro do Centro de Estudos e Memórias da Juventude Amazônica (CEMJA), Luiz Negrão; e o coordenador político e pedagógico do Instituto Universidade Popular (UNIPOP), Max Costa.

 

Por: Rodrigo Souza - SEASTER.

 

Tags:

Please reload

Destaques

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Rua dos Mundurucus, 1482 - Batista Campos, CEP: 66033-716, Belém, Pará. 

Telefones: Financeiro: (91) 3323 5043 / Coordenação de Projeto: (91) 3323 5033 e 3323 5084 / Orçamentos e Logística: (91) 3323 5020​

© Orgulhosamente criado para a Abradesa desde 2015.