PROMABEN II - Alunos de oficina de operador de caixa visitam supermercado e conhecem atividade

01.06.2019

 

Ver de perto a rotina de um operador de caixa, atribuições e desafios dentro de uma rede de supermercados foi a última etapa da formação concluída por 16 moradores do bairro da Cremação, na tarde desta segunda-feira, 27, na Oficina de Operador de Caixa promovida pela Prefeitura de Belém, por meio da Unidade Coordenadora do Programa de Saneamento Básico da Bacia da Estrada Nova (Probamen II).

A visita técnica deu oportunidade aos alunos de verem pessoalmente profissionais em ação, tirar dúvidas e conversar sobre questões técnicas e comportamentais da atividade, considerada uma das mais promissoras na capital paraense, com a expansão e o anúncio da instalação de novas redes de lojas, supermercados e farmácias na cidade.

Otimista com o bom momento comercial, a estudante Milena Belo, de 21 anos, decidiu apostar na área para ampliar as possibilidades no mercado de trabalho. Ela conta que é técnica em enfermagem, mas ainda não conseguiu emprego para essa formação, apesar de já ter distribuído muitos currículos. “Eu preciso trabalhar, meus pais moram em outra cidade e eu tenho que me manter aqui (em Belém). Tive essa oportunidade e decidi fazer. Eu quero fazer faculdade, mas só posso fazer quando eu tiver um emprego”, contou a jovem, que agora está mais esperançosa em conquistar um trabalho por conta da oficina, oferecida sem custos para a comunidade e que é parte das ações de fortalecimento comunitário do Promaben II.

Portal do Trabalhador - Como Milena, outros 15 participantes da oficina estão confiantes e nesta terça-feira, 28, e na quarta-feira, 29, irão ao Portal do Trabalhador cadastrar os currículos, já atualizados com a oficina de operador de caixa para concorrer a vagas na área. O Portal do Trabalhador é o órgão do município que mantém um banco de profissionais e encaminha pessoas com o perfil buscado por empresas e lojas conveniadas.

Para Rodrigo Lima, de 20 anos, é “uma boa oportunidade de ter mais chance de conseguir emprego”. O jovem estudante tem curso de massagista e avalia que pode somar as atividades para garantir uma renda melhor para família. Mas a operadora de caixa Fernanda Teixeira adverte, é preciso ter empatia com os clientes. “Tem que sorrir, conversar, ser alegre, prestar atenção, porque é isso que o cliente gosta”, orienta a profissional que atua há 15 anos na atividade.

De acordo com a engenheira Luciana Vasconcelos, titular da Unidade Coordenadora do Promaben II, o trabalho social desenvolvido na área da Bacia da Estrada Nova promove uma aproximação maior da Prefeitura de Belém com a comunidade. “Por meio da integração de serviços, o município fortalece a comunidade e dá sustentabilidade ao conjunto de ações e obras serão desenvolvidas pelo Programa, explica a coordenadora sobre os cursos e oficinas de profissionalização.

O Promaben II prevê o investimento de 250 milhões de dólares em ações de saneamento, urbanização, reabilitação e desenvolvimento social em áreas da Bacia da Estrada Nova e do Una. A metade dos recursos é financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e os outros 50% são a contrapartida da Prefeitura, para benefício de cerca de um milhão de pessoas em diversos bairros de Belém.

Para a dona de casa Andréa Miranda, de 38 anos, o aprendizado obtido na oficina oferecida na comunidade da Bacia da Estrada Nova foi fundamental para que ela, que nunca trabalhou com carteira assinada, agora possa pensar em buscar uma oportunidade. “Eu aproveitei e vou ver se me aprimoro. Pensei que fosse mais fácil, não imaginava que operador de caixa tinha tantas exigências. Eu achava que era só sentar e passar as mercadorias, mas não, tem que saber tratar o cliente, é uma grande responsabilidade, trabalhar com dinheiro, tíquete, cartão”, pondera, animada com a formação adquirida.

Manoel Quaresma, gerente de loja no Supercenter Nazaré, recebeu os alunos para a visita técnica e recomendou a busca de um diferencial para aumentar as chances de emprego. “A dica que eu dou é o que eles já estão fazendo, é buscar adquirir conhecimento, tem que ter um diferencial. Por exemplo, a qualidade no atendimento, entender o que o cliente está querendo, nossos clientes estão mais exigentes”, diz.

O operador de caixa Vanderson Oberto atua há quatro na atividade e reforça o conselho do gerente. Depois de explicar detalhes técnicos da função, destacou que atenção, cuidado e atendimento são fundamentais. “O cliente, ele sempre tem razão. Minha dica é prestar bastante atenção, tem que estar ligado em todos os detalhes”.

Próximos cursos - Designer de Sobrancelhas, Informática Básica e Elaboração de Currículos são os próximos cursos e oficinas a serem oferecidos pelo Promaben II nos meses de junho e julho. As atividades são de graça. Os interessados devem apresentar identificação e comprovante de residência de morador da área da sub-bacia II, da Bacia da Estrada Nova. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone 0800 095 0016.

Texto:

Tania Menezes
Please reload

Destaques

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Rua dos Mundurucus, 1482 - Batista Campos, CEP: 66033-716, Belém, Pará. 

Telefones: Financeiro: (91) 3323 5043 / Coordenação de Projeto: (91) 3323 5033 e 3323 5084 / Orçamentos e Logística: (91) 3323 5020​

© Orgulhosamente criado para a Abradesa desde 2015.